POR QUE IR À IGREJA?
- Isis Marcelino
- 23 de mar. de 2015
- 6 min de leitura
Qual é a sua resposta para a pergunta: Por que você vai (ou não) à igreja?

Ir à igreja é saudável para a vida cristã, é na igreja (templo, congregação) que cumprimos os mandamentos recíprocos, é na comunhão com os irmãos que exercitamos nossos dons espirituais, é no convívio do corpo de Cristo que recebemos o renovo espiritual tão necessário para nosso dia a dia.
Deus nos fez para viermos em comunhão e não para vivermos só (Gênesis 2:18), por isso ao nascermos já estamos inseridos em um núcleo, a família, além dela o Senhor nos insere em um corpo, chamado corpo de Cristo.
A oração que Jesus nos ensinou mostra bem essa preferência de Deus pela comunhão dos homens: "Portanto, vós orareis assim: Pai NOSSO, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão NOSSO de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as NOSSAS dívidas, assim como NÓS perdoamos aos NOSSOS devedores; E não NOS conduzas à tentação; mas livra-NOS do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém." 6:9-13
Jesus também disse: "Porque, onde estiverem DOIS ou TRÊS reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Mateus 18:20
"Porque também o corpo não é um só membro, mas MUITOS." 1 Coríntios 12:14
Como podemos ser a igreja sozinhos? Como podemos fazer parte do corpo fora dele? Sabendo que se amamos verdadeiramente a Deus, temos compromisso uns com os outros, para nos apresentar a Deus como um corpo, a Igreja, que Paulo relata em Efésios 5, santificada, purificada, gloriosa, sem mácula, sem ruga, santa e irrepreensível.
A descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes, ocorreu porque eles obedeceram ao mandado do Senhor Jesus e aguardaram congregados: "E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;" Atos 2:1 As primeiras conversões para Cristo vieram após a descida do Espírito Santo, com a pregação de Pedro.
Vemos em Atos 2:42-47 mais um embasamento bíblico para irmos a igreja: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar."
O capítulo 12 de I Coríntios nos dá uma grande direção a respeito da igreja, leia! Claramente enxergamos que cada um recebe do Espírito Santo de acordo com o que Ele quer, e que cada um tem seu papel no corpo. Nos dias de hoje, todos querem ter seu papel (cargo) na igreja: bispos, apóstolos, diáconos, obreiros... no rito do culto, mas quantos tem a consciência de que o dom que o Espírito Santo deu é para edificação da igreja? Deve ser usado em comunhão, junto a congregação.
Quando alguém confia em Jesus Cristo para salvação, é feito membro do Corpo de Cristo (I Coríntios 12:27). Para que o corpo da igreja funcione corretamente, todas as “partes do corpo” precisam estar em sintonia (I Coríntios 12:14-20). Da mesma forma, um crente nunca alcançará completa maturidade espiritual sem a ajuda e encorajamento de outros crentes (I Coríntios 12:21-26). Por estes motivos, a frequência na igreja, a participação e a fraternidade devem ser aspectos regulares da vida de um crente. A frequência na igreja não deve ser uma obrigação para os crentes, mas alguém que confiou em Cristo deve ter um desejo natural de adorar a Deus, aprender Sua palavra e ter comunhão com os irmãos.
"Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;" Romanos 12:15
A Igreja são pessoas, chamadas para saírem do pecado e pertencerem a Cristo. Isso é separar-se para Ele ou seja santificação. Jesus prometeu edificar a Igreja Dele: "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." Mateus 16:18-19
Paulo frisou a importância de procedimento adequado “na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade” 1 Timóteo 3:15. Embora a igreja não salve ninguém, ela tem um papel fundamental na divulgação do Evangelho. Devemos valorizar a casa de Deus. Muitos exemplos e referências são encontradas na Bíblia quanto a participação nas reuniões. O autor de Hebreus claramente condena a atitude de pessoas que deixam de se congregar, porque negligenciam seu importante papel na edificação mútua.
Vamos refletir em Hebreus 10:23-27:
"Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes incentivando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários."
Outras instruções exigem a nossa participação na Ceia do Senhor, para juntar ofertas, louvar ao Senhor e ensinar a outros, segundo a Palavra de Deus, em ordem:
- Ceia: 1 Coríntios 11:24-34
- Ofertas:: 1 Coríntios 16:1-3
- Cantar louvores: Efésios 5:19-21 - Ensinar a Palavra: Romanos 12:7
- Ordem: 1 Coríntios 14:26-40
Razões geralmente dadas para não ir à igreja:
Preciso colocar minha vida no lugar antes.
A igreja está cheia de hipócritas.
Os pastores só se importam com o dinheiro.
Não tenho roupa para ir à igreja.
Não estou certo de que acredito em tudo que os demais acreditam.
Não tenho tempo para isso.
Se você soubesse as coisas terríveis que fiz...
Razões para ir à igreja:
Jesus disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." Mateus 11:28. A força não vem de nós mesmos, mas Dele.
Jesus disse: "Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes;" Marcos 2:17 A igreja não é lugar de pessoas que se acham perfeitas, mas sim de pessoas doentes, que se reconhecem pecadoras, mas buscam o único que pode perdoar seus pecados e sarar suas feridas.
Há muitos falsos profetas em nossos dias que usam a igreja como fonte de enriquecimento ilícito, mas também há os verdadeiros servos do Senhor. Basta permitir que Deus lhe conduza ao lugar certo onde você deve congregar.
Venha como está. As roupas e as práticas da sua vida que precisarem ser removidas, serão removidas pelo Senhor e não pela igreja. Jesus vai lhe guiar e dizer o que deverá ser mudado e essas mudanças precisam ser de dentro para fora e não o oposto.
Dúvidas são sempre bem-vindas. Pode ser o Espírito Santo tentando lhe revelar algo, então permita-se descobrir a Palavra de Deus e ser guiado por Ele.
Deus precisa ser a prioridade máxima em nossas vidas. Se não temos tempo para Ele agora, termos muito tempo para refletir sobre isso na eternidade, longe Dele. Pena que aí será tarde demais.
Jesus perdoa pecados e nos oferece uma nova vida.
Indo a igreja cultuamos e louvamos ao nosso Deus, rendemos graça aquele que por nós se entregou na cruz, por amor, ficamos próximos dos nossos irmãos em Cristo, aprendemos cada dia, estudamos e nos fortalecemos para nossa empreitada no dia seguinte, nos alimentamos espiritualmente. Alguns acham que ir à igreja é para os fracos, porque eles resolvem tudo sozinhos. Outras pessoas idealizam à igreja como um lugar de perfeição. Em ambas situações, as pessoas acreditam que são melhores do que o outro, acreditam em si mesmos, e não dependem de Deus.
Os momentos juntos na igreja são importantes para nossa comunhão. São momentos para nos conhecermos melhor, orarmos juntos, nos alegrarmos. O salmista diz em Salmos 133:1: "Oh! Quão bom e quão suave é que os irmão vivam em união!"
Salmos 84:10: "Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios."
Não ter comunhão com os irmãos, é ser brasa fora do braseiro, é ser religioso, é um ato externo de ir, mas não é um ato interno de ser. Qual deles será que Deus prefere? Os dois, ir e ser!
Graça e paz!
Commentaires