top of page

JESUS E A IGREJA DO SÉCULO XXI

  • Isis Marcelino
  • 4 de fev. de 2015
  • 5 min de leitura

Atualizado: 20 de nov. de 2020


A Palavra de Deus nos conta que o Senhor Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto, para ser tentado pelo diabo (Mateus 4:1-11). A primeira coisa que nos chama a atenção no texto é que Jesus conhecia muito bem a Palavra, mas o diabo também conhecia. Mesmo sabendo quem era Jesus, ele o tentou, e o tentou na Palavra de Deus. Todas as suas tentativas foram baseadas em distorções dos textos Sagrados. Assim como fez com Eva, assim como faz até os dias de hoje com todos nós. Agora, pense se Jesus tivesse o conhecimento e o temor da Palavra de Deus que você tem, como seria o final dessa conversa?

A igreja dos nossos dias é, em sua maioria, analfabeta em relação as Escrituras e quantos ainda caem nas armadilhas de Satanás e aceitam suas ofertas, baseados em distorções bíblicas? Quantos ainda padecem por falta de conhecimento? Cada dia mais aumenta o número de pessoas que buscam os templos somente para alcançar bênçãos de Deus, e não o Deus das bençãos.

Hoje, infelizmente, quando as pessoas dizem que estão indo para a igreja, precisamos ficar preocupados, pois o Evangelho está sendo trocado por conquistas religiosas, misticismos, cargos, bens e vitórias. Os templos que pregam a Palavra de Deus, o arrependimento dos pecados, a graça do Senhor através de Jesus Cristo, ficam cada dia mais vazios, em contrapartida, os que lotam, na maioria das vezes, só pregam prosperidade, bênçãos materiais, curas milagrosas, "objetos ungidos" místicos, "poder" (que só aumenta a vaidade dos crentes que disputam entre si quem tem mais "unção"), socialismo sem Verdade bíblica, ativismo religioso (como se isso levasse a salvação)... Jesus está sendo esquecido e a Palavra está sendo relativizada, quando não abolida. Não vos enganeis irmãos, mesmo falando em nome de Deus, muitos "líderes" pregam palavras que não vem de Deus.

 

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." Mateus 7:13-14

Mateus 7:21-23 nos diz: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade."

 

É muito normal hoje vermos líderes apelando ao povo por dinheiro, oferta, semente... cobrando para fazer a obra do Senhor, pregam o temporal (bens materiais, sucesso, destaque, vaidade, cura, etc.) e não o eterno. Vemos templos gigantescos, luxuosos, ricos financeiramente, que pregam heresias condenadas na Bíblia baseadas em textos totalmente fora de contexto e o povo por sua vez ignorante no que diz respeito ao Evangelho, por não buscar o conhecimento, ouve e acata tudo o que lhe é anunciado por estes, que a Bíblia chama de falsos profetas.

 

"E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos." Mateus 24:11

"Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." Mateus 24:24

"Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos." Marcos 13:22

1 Pedro 5:8 diz: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;"

 

Esse mesmo povo que se ilude com falsos profetas pela falta de conhecimento bíblico, também comete todo tipo de erro condenado por Deus:

  • Idolatria: A idolatria de líderes e "artistas gospel" é absurda, chegando a defendê-los mais do que a própria Palavra de Deus, dando ao homem a glória que só pertence ao Senhor, negada por tantos dos mártires da igreja antiga, mas totalmente aceita pelos crentes "moderninhos" que acreditam que quanto mais fãs o cara tem, mais cheio do Espírito ele é;

  • Misticismo: Aderem a correntes, campanhas, objetos ungidos e todo tipo de "macumba gospel" para receber as bênçãos do Senhor, como se Deus aderisse a barganhas;

  • Heresias: Criam um deus de acordo com suas vontades, um deus bonzinho que só abençoa, que aceita tudo por que nos ama incondicionalmente, que não tem vontade própria, despersonalizado, e que está aqui somente para realizar nossos desejos (quase um gênio da lâmpada);

Me recordo de uma história, onde numa noite um cantor foi a uma igreja para se apresentar, ele tinha cobrado seu cachê e um pregador convidado lhe disse: "Se você é um cantor profissional, que ganha dinheiro cantando nas igrejas como os demais cantam em casas de show, está certo em cobrar, mas se você é um adorador, você recebeu de Deus o dom de ajudar o povo a adorar a Deus e como adorador, não deve cobrar". Biblicamente temos Jesus orientando aos seus discípulos dizendo: “Curais os enfermos, limpais os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebeste, de graça daí.” Mateus 10:8

Se Deus me chamou, me deu o dom, me preparou, abençoou meu ministério, como posso eu cobrar para cumprir o meu chamado? Como uma pessoa com o dom de oração pode cobrar para orar? Como alguém que recebeu o dom de pregar, pode cobrar para pregar? Como alguém que recebeu o dom de curar, pode cobrar para curar? Como alguém que recebeu o dom de louvor, pode cobrar para louvar? Não permitir que outros usem uma mensagem escrita por ele(a)? Processar por plágio alguém que copiou uma ideia que vai edificar o reino? Se tudo foi recebido pelo Espírito Santo, para a glória de Deus, por que cobram?


 

"Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?" Isaías 53:1

 

Existem defesas, pontos de vista, concordância e discordância, mas se olharmos para a Palavra de Deus, teremos resposta para todas essas questões, não de acordo com a minha ou a sua opinião, mas de acordo com a vontade soberana de Deus revelada nas Escrituras, então, leia a Bíblia, se debruce mais em aprender de Deus, e menos em ganhar dinheiro usando Deus como trampolim. A palavra tem promessas de Deus para nós, e temos exemplos bíblicos que Deus cuida daqueles que dão sua vida por amor a Ele. Um ministério não será abençoado por Deus, se não é para a glória de Deus, mesmo que isso lhe dê muito dinheiro, fama e aparente sucesso, lembre-se que essas coisas Satanás ofereceu a Jesus na tentação (Mateus 4:9).

Já pensou se Jesus tivesse voltado nos dias de hoje e não na antiguidade? Ao invés de curar enfermos, limpar leprosos, ressuscitar mortos, expulsar demônios, Jesus estaria fazendo pessoas famosas, dando carros do ano, distribuindo casas, transformando pessoas incapacitadas em empresários de sucesso, fazendo famílias prósperas financeiramente... Se isso lhe parece bizarro, totalmente sem sentido, olhe ao redor nas pregações feitas nas igrejas hoje, olhe nas fachadas das igrejas, análise e tire suas próprias conclusões. Os banners de divulgação das igrejas hoje falam mais da Palavra que será anunciada ou do "apóstolo"? Da cruz ou do "artista gospel"? Da vida eterna ou da vitória?

A missão da verdadeira igreja é: Glorificar a Deus, Edificar o corpo de Cristo e alcançar o mundo para Ele. Se a igreja que você está prega que alí você vai ganhar um carro novo, conquistar sua casa nova, vai ser um empresário de sucesso, vai conquistar o mundo, se lembre a quem as coisas mundanas pertencem, se lembre que nada disso você levará para a eternidade.

 

Provérbio 14:12 diz: "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte."

 

Agora, se sua igreja prega a Palavra, ensina como se aproximar de Deus, te exorta a abandonar o pecado, ajuda a mudar de vida e aponta o tempo todo para Jesus... Grande ou pequena, cheia ou vazia, se envolva, ore pelo seu pastor e busque aprender mais e mais da Palavra do nosso Senhor e o Espírito Santo certamente te conduzirá.

Graça e paz seja sobre a sua vida, amém!

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

@2014  Quem deu crédito à nossa pregação? Isaías 53:1

bottom of page