ONDE ESTÁ O SEU CORAÇÃO?
- Isis Marcelino
- 5 de jul. de 2016
- 4 min de leitura

Jesus disse: “Porque onde tiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. Mateus 6:21
Jesus no sermão da montanha (Mateus 5 a 7) nos dá muitas lições e nos ensina a fazer tudo como se fosse para Deus, e esperar a recompensa Nele. Ele nos ensina, não somente com Suas palavras, mas também com seu exemplo de vida, que devemos dar o primeiro lugar à Deus, pois como nosso Senhor, Ele já sabe antes mesmo de pedirmos, tudo aquilo que necessitamos. Dessa forma, nosso coração estará em Deus e Deus cuidará de nós.
Infelizmente temos uma grande dificuldade de por em prática muitos dos ensinos mais básicos que a Bíblia nos traz. Colocar Deus em primeiro lugar é um desses ensinos, fácil de entender, mas difícil de praticar, mas difícil não é impossível.
A primeira coisa a fazer é uma auto avaliação, então vamos pensar: Nós realmente estamos buscando em primeiro lugar o reino de Deus? Ou o trabalho, os bens materiais, a família, os filhos, a diversão, o prazer, o status, a beleza, a felicidade... O que realmente você temos buscado em primeiro lugar?
No mundo moderno a maior parte do tempo é dedicado ao trabalho e Deus se torna secundário, do tipo "se der tempo...". Neste caso ali estará o seu coração, no trabalho. Alguém pode dizer "o trabalho foi dado por Deus e é do trabalho que saí o nosso sustento", e é verdade, Deus não chamou ninguém que estava atoa, todos trabalhavam e ainda sim o seguiram, mas Deus também nos mandou renunciarmos a nós mesmos, tomar cada dia a sua cruz e segui-lo (Mateus 16:24).
É preciso encontrar um ponto de equilíbrio, onde um não sufoque o outro. Jesus também nos ensinou que não devemos andar inquietos por coisa alguma, pois nosso Pai celestial bem sabe o que necessitamos (Mateus 6:31-33).
"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam." Salmos 127
A família é projeto de Deus, foi instituída por Ele, e sem dúvida o Senhor muito se agrada da família, mas a família não é mais importante do que Deus. Jesus disse: "Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim." Mateus 10:37
Os filhos não pertencem aos pais, porque não pertencem ao homem, mas sim a Deus. Olhemos para Abraão e Isaque, o maior exemplo. Isaque era o filho da velhice de Abraão, filho prometido por Deus, esperado por muitos anos, mas a Bíblia nos mostra que Abraão amou tanto Isaque que começou a dar a ele o primeiro lugar, mesmo que sem perceber, então muito cuidado!
O Salmos 127 diz: "os filhos são como flechas na mão do valente."
Como você tem lançado essa flecha? Em direção ao alvo que é Cristo, ou tem guardado intacta em casa para que não se arranhe? [Se você ainda não leu, leia nosso estudo sobre educação dos filhos.]
As riquezas, os bens, a fortuna, também se tornam deuses na vida de muitos. O conforto é algo quase viciante e algumas pessoas dão mais valor ao carro, a casa, ou qualquer bem material do que a um familiar, amigo, ou mesmo Deus.
“E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.” Lucas 12:15
No conceito da mordomia cristã, nós não temos nada, tudo é de Deus, somos meros administradores. Cuidamos daquilo que Deus nos dá, e como bem disse Jó, Deus dá e Ele mesmo pode tomar. É Dele, tudo o que somos ou temos, seja trabalho, família, bens... É de Deus e ponto.
Se Deus te dá você recebe, mas e se Deus decidir te tomar? Você aceita?
Deus muitas vezes nos permite ter coisas para nos mostrar quem realmente somos, para nos mostrar o que realmente priorizamos, onde realmente está o nosso coração.
“E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.” Lucas 12:16-21
O prazer e a felicidade tem se tornado os maiores deuses da modernidade. Todos querem ser feliz, todos querem ter prazer, e muitos tem se perdido em meio a esse hedonismo desenfreado. Não se tem mais critério, não se importam mais com o próximo, com a sociedade, com Deus, desde que aquilo lhe dê prazer e lhe faça feliz, o resto... É o auge do egoísmo humano. "mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus" 2 Timóteo 3:4
Na orientação a respeito da ceia do Senhor Paulo nos orienta a olharmos para dentro e nos avaliarmos. “Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.” 1 Coríntios 11:31
Então se você se encontra em alguma dessas situações, não desanime, busque a Deus e Ele te ajudará. Se dizemos que amamos a Deus, temos que ter atitude e testemunho condizentes, não para sermos vistos pelos homens, mas para agradarmos ao Pai. Ore e clame ao Espírito Santo para que lhe mostre onde você tem negligenciado as coisas de Deus.Não se esqueça, o ministério de cada um de nós começa em casa. Ser cristão em meio a cristãos é fácil, mas vós sois o sal da terra e a luz do mundo.
Deus abençoe a cada um de nós!
Comments