top of page

CELIBATO

  • Isis Marcelino
  • 25 de jul. de 2016
  • 3 min de leitura

O Brasil é um país extremamente sexualizado, nossas músicas, nossas danças, nossas vestes... Tudo aponta para o corpo, para a sensualidade e no fim para o ato sexual em si. Aqueles que não seguem o seu padrão são chamados de caretas, santarrões, e por aí vai. A sociedade brasileira como um todo, hoje considera normal que as pessoas vivam "uma vida louca" de relacionamentos diversos, vazios, porém prazerosos, do contrário precisam se casar e constituir família. Parece que essas são as únicas opções.

Na antiguidade era comum e até mesmo admirável homens e mulheres que se separavam para uma vida de fé e dedicação a Deus através do celibato. Estes permaneciam virgens, não se casavam, não constituíam família, mas viviam para a glória de Deus em total dedicação ao Senhor.

Hoje infelizmente isso nem mesmo é cogitado pela maior parte da população. A sociedade diz que o homem que não se casa ou não vive uma vida promiscua, se relacionando com o maior número de mulheres possível, é gay. Isso tem causado muitas crises em muitas pessoas que não sentem essa atração tão comum pelo sexo oposto, mas a Bíblia nos trás a saída. Sim, há outra opção.

O celibato é um dom dado por Deus a alguns, que através deste dom não sentem a necessidade do ato sexual. É muito fácil reconhecer se você tem ou não este dom, basta avaliar o seu libido. Se você sente um desejo grande e quase incontrolável pelo sexo, então você não tem esse dom. É simples assim.

O apóstolo Paulo, um dos maiores exemplos encontrados na Palavra de Deus, escreveu sobre este assunto na primeira epístola aos Coríntios:

"bom seria que o homem não tocasse em mulher;" 1 Coríntios 7:1-1

"Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo [solteiro]; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra. Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu." 1 Coríntios 7:7,8

Nem todos os homens tem o desejo comum pelo sexo e agora você sabe que isso não é um "defeito", mas sim um dom para servir melhor ao Senhor.

"O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor; Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher." 1 Coríntios 7:32,33

Jesus foi outro grande exemplo de celibatário, pois sua vida foi inteiramente dedicada ao Pai e a cumprir o plano de Deus para sua vida. Na verdade a Bíblia tem muitos exemplos de homens que dedicaram suas vidas ao Senhor, também através do celibato. E você, tem esse chamado?

O celibato não deve ser imposto

Como vimos acima, o celibato é um dom que Deus dá a quem quer e como quer, por isso não deve ser imposto, pois assim deixaria de ser uma bênção e se tornaria um fardo difícil de carregar, podendo tornar tudo ainda pior.

A Bíblia nos diz que Deus olha o interior, e como poderíamos agradar ao Pai nos privando do ato sexual externamente, mas ardendo em desejos internamente? Jesus disse: "Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela." Mateus 5:28"

Deus não se engana e nem se agrada de uma santidade aparente, mas mentirosa, por isso o celibato precisa ser voluntário e não imposto.

Se alguém sente desejos pelo sexo oposto então, "melhor casar do que abrasar-se" (1 Coríntios 7:9-9), mas se não é o seu caso, dedique sua vida ao Senhor e Ele lhe bastará.

Paz seja contigo!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

@2014  Quem deu crédito à nossa pregação? Isaías 53:1

bottom of page